COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

Parque Municipal do Itapetinga - Grota Funda

O Parque Municipal da Grota Funda está localizado na Serra do Itapetinga, próximo ao pico da Pedra Grande, a uma altitude que varia de 900 a 1.300m, em uma distância aproximada de 11 km do centro de Atibaia. O parque abrange uma área de 2.410.400m - cerca de 245 hectares - de um total de aproximadamente 1.800 hectares.

Não se sabe exatamente a data, a "Fazenda Grota Funda" - como era chamada - teve sua vegetação totalmente destruída por núcleos de carvoaria e posteriormente pela cultura do café. Atualmente, a vegetação secundária recobre praticamente toda a sua superfície.

A área foi adquirida pela Prefeitura em 30 de julho de 1953, conforme Lei Municipal nº 254, que declara de utilidade pública os mananciais existentes na Serra do Itapetinga para fins de desapropriação amigável ou judicial.

Em 8 de setembro de 1988, a Lei Municipal nº 2.293 cria o Parque Municipal do Itapetinga - Grota Funda.

Até hoje, a área não apresenta nenhum uso específico, a não ser o de abrigar a bacia de captação de águas para abastecimento, através de uma sede de captação e um reservatório para cloração de água, que está sob a responsabilidade e manutenção do SAAE Saneamento Ambiental - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Atibaia.

Existe uma gleba interna de propriedade particular, com uma área de 294.448 m², onde encontra-se a Capela de Santo Antônio - local em que é realizada anualmente a tradicional festa em louvor a Santo Antônio, sempre no mês de julho.
Em 6 de julho de 1983, a Legislação Estadual, através da Resolução nº 14, determina  o tombamento de parte da Serra do Itapetinga - incluindo o Parque Grota Funda - e estabelece um conjunto de diretrizes para a preservação do bem tombado.

Durante anos foram realizados estudos na área por uma equipe técnica da Unicamp (Universidade de Campinas) - coordenada pelo pesquisador Ariovaldo Antônio Giaretta, que descobriu uma espécie rara de rã-de-riacho, do gênero "Megaelosia".
Como tese de mestrado, Giaretta desenvolveu o projeto "Diversidade e Hábitos Reprodutivos dos Leptodactílideos (Amphibia-Anura) de uma Floresta Semidecídua de Altitude no Sudeste do Brasil" - que resultou na recente descrição da espécie Megaelosia baticariana sp. nov., endêmica de Atibaia.

Outros estudos também foram realizados, identificando a região da Grota Funda como uma das mais ricas em biodiversidade do estado de São Paulo.

Visite também:

PARQUE MUNICIPAL DO ITAPETINGA - GROTA FUNDA

CONDUTA CONSCIENTE EM AMBIENTES NATURAIS

 

publicidade

publicidade

Busca de notícias:

 

NOVO!
CLASSIFICADOS!

Classificados gratuitos do portal
Atibaia.com.br!

 

 

Banco de Empregos
Total de vagas: 317

 

publicidade

últimas notícias

:: Saiba como cuidar da ressaca, se abusar da bebida nas festas
24/02/2017 14:52:37

:: Suspeito de matar agente funerária é ex-namorado da vítima, diz polícia
24/02/2017 09:00:31

:: Base da Polícia Militar é alvo de atentado no Centro de Jarinu
24/02/2017 08:46:15

:: Futebol: Ingressos para confronto entre Atibaia e Marília começam ser vendidos
24/02/2017 08:39:48

:: Transporte suas bagagens com segurança na viagem de Carnaval
24/02/2017 08:29:00


Sindicato do ramo hoteleiro solicita mais horários de ônibus urbanos em Atibaia
1017 visitas
FATEC Bragança Paulista-SP realiza processo seletivo
794 visitas
Confira cinco cursos on-line gratuitos para fazer durante o Carnaval
633 visitas
Ex-marido encontra agente funerária morta dentro de casa em Jarinu
632 visitas
Confira a programação do Carnaval de rua em Atibaia
483 visitas

publicidade