COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

Parque Municipal do Itapetinga - Grota Funda

O Parque Municipal da Grota Funda est  localizado na Serra do Itapetinga, pr¢ximo ao pico da Pedra Grande, a uma altitude que varia de 900 a 1.300m, em uma distƒncia aproximada de 11 km do centro de Atibaia. O parque abrange uma  rea de 2.410.400m - cerca de 245 hectares - de um total de aproximadamente 1.800 hectares.

NÆo se sabe exatamente a data, a "Fazenda Grota Funda" - como era chamada - teve sua vegeta‡Æo totalmente destru¡da por n£cleos de carvoaria e posteriormente pela cultura do caf‚. Atualmente, a vegeta‡Æo secund ria recobre praticamente toda a sua superf¡cie.

A  rea foi adquirida pela Prefeitura em 30 de julho de 1953, conforme Lei Municipal n§ 254, que declara de utilidade p£blica os mananciais existentes na Serra do Itapetinga para fins de desapropria‡Æo amig vel ou judicial.

Em 8 de setembro de 1988, a Lei Municipal n§ 2.293 cria o Parque Municipal do Itapetinga - Grota Funda.

At‚ hoje, a  rea nÆo apresenta nenhum uso espec¡fico, a nÆo ser o de abrigar a bacia de capta‡Æo de  guas para abastecimento, atrav‚s de uma sede de capta‡Æo e um reservat¢rio para clora‡Æo de  gua, que est  sob a responsabilidade e manuten‡Æo do SAAE Saneamento Ambiental - Servi‡o Aut“nomo de µgua e Esgoto de Atibaia.

Existe uma gleba interna de propriedade particular, com uma  rea de 294.448 mý, onde encontra-se a Capela de Santo Ant“nio - local em que ‚ realizada anualmente a tradicional festa em louvor a Santo Ant“nio, sempre no mˆs de julho.
Em 6 de julho de 1983, a Legisla‡Æo Estadual, atrav‚s da Resolu‡Æo n§ 14, determinaÿ o tombamento de parte da Serra do Itapetinga - incluindo o Parque Grota Funda - e estabelece um conjunto de diretrizes para a preserva‡Æo do bem tombado.

Durante anos foram realizados estudos na  rea por uma equipe t‚cnica da Unicamp (Universidade de Campinas) - coordenada pelo pesquisador Ariovaldo Ant“nio Giaretta, que descobriu uma esp‚cie rara de rÆ-de-riacho, do gˆnero "Megaelosia".
Como tese de mestrado, Giaretta desenvolveu o projeto "Diversidade e H bitos Reprodutivos dos Leptodact¡lideos (Amphibia-Anura) de uma Floresta Semidec¡dua de Altitude no Sudeste do Brasil" - que resultou na recente descri‡Æo da esp‚cie Megaelosia baticariana sp. nov., endˆmica de Atibaia.

Outros estudos tamb‚m foram realizados, identificando a regiÆo da Grota Funda como uma das mais ricas em biodiversidade do estado de SÆo Paulo.

Visite tamb‚m:

PARQUE MUNICIPAL DO ITAPETINGA - GROTA FUNDA

CONDUTA CONSCIENTE EM AMBIENTES NATURAIS

 

publicidade

publicidade

Busca de notícias:

 

NOVO!
CLASSIFICADOS!

Classificados gratuitos do portal
Atibaia.com.br!

 

 

Banco de Empregos
Total de vagas: 335

 

publicidade

últimas notícias

:: Câmara aprova criação de comissão para discutir o preenchimento de vagas nas creches
17/08/2017

:: Ciclista morre após trafegar na contramão e colidir com carro na Dom Pedro I
17/08/2017

:: Vereador apresenta Moção de Congratulações pelos 120 anos do Clube Recreativo Atibaiano
17/08/2017

:: Vereador cobra providências para mau cheiro das Estações de Tratamento de Esgoto
17/08/2017

:: Portal do Detran disponibiliza consulta de pontos da CNH
17/08/2017


Vereador apresenta Moção de Congratulações pelos 120 anos do Clube Recreativo Atibaiano
visitas
Vereador cobra providências para mau cheiro das Estações de Tratamento de Esgoto
visitas
Portal do Detran disponibiliza consulta de pontos da CNH
visitas
Programação na Casa Viva Piracaia está de volta
visitas
Espetáculo solidário de circo promove arrecadação de alimentos nesta quarta-feira (16)
visitas

publicidade