| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

11/10/2017


Cidade fica mais colorida com murais promovidos pelo 4º Ocupa Atibaia

Por: Assessoria de Imprensa Incubadora de Artistas

Quem gosta de arte já deve ter notado que Atibaia tem uma rua especialmente colorida por murais de artistas com os mais variados estilos. O Boulevard Takao Ono, localizado no bairro Vila Junqueira, conta atualmente com 10 grafites e um conjunto de mosaicos, todos feitos por artistas selecionados no Ocupa Atibaia, edital da Incubadora de Artistas de fomento à arte de rua.

Só nas duas últimas semanas, foram duas novas artes que passaram a fazer parte da cidade e da vida daqueles que passam pela via e sentem algum tipo de identificação com as obras que podem ser vistas, diariamente, a céu aberto.

Dogh

Na esquina da Avenida dos Bandeirantes com o Boulevard Takao Ono, a imagem de uma enigmática moça ruiva contempla o lago do Major. A arte, de Leonardo Godoy dos Santos, mais conhecido como Dogh, começou a ser feita no dia 6 de outubro e foi finalizada nesta semana. O artista contou que, com a obra e a personagem, tentou transmitir a ideia de que a beleza pode ser encontrada além dos padrões pré estabelecidos socialmente.

 
Mural de Dogh em Atibaia (Foto: Igor Spacek)

Entre os trabalhos mais conhecidos de Dogh, podemos destacar a fachada de um prédio localizado na Radial Leste, na capital paulista. O artista explicou que normalmente usa o spray na maior parte de suas obras mas, atualmente, busca novos desafios com a utilização do pincel e tinta látex. O mural de Atibaia foi o primeiro feito por ele usando 100% dessa técnica, além de uma paleta (conjunto selecionado) de cores mais restrita.

Natural de Itatiba, Dogh falou sobre a importância de projetos como o Ocupa Atibaia, que valorizam a arte de rua. “Para mim está sendo um privilégio participar de um edital como esse. Por ser de uma cidade de interior, sei a dificuldade que é viver de arte em uma cidade pequena, é uma luta diária. É uma resistência muito grande você desbravar a cultura em lugares que, às vezes, têm um certo paradigma em relação à arte, principalmente o grafite, que sempre foi marginalizado. Mesmo agora, que está sendo mais reconhecido, ainda há uma certa resistência. Nós estamos conseguindo, degrau a degrau, romper essa barreira.”

Robolito

Virando a esquina da Avenida dos Bandeirantes, quem passa pelo Boulevar Takao Ono se depara com a imagem de um robô todo colorido que, em seus mais de 15 metros de altura, contraria a ideia impessoal que as máquinas costumam transmitir. A obra feita pelo artista Robolito, o Adriano Bohra, aborda de forma irreverente a problemática dos meios de transporte e a forma como eles interferem, direta e indiretamente, no meio ambiente e na paisagem urbana.


Mural de Robolito em Atibaia (Foto: Vitor Carvalho)

Robolito já realizou diversos trabalhos envolvendo street art, exposições e festivais no Brasil, Argentina, Chile, Uruguay e Alemanha. Atualmente, mora na periferia de Curitiba (PR) e trabalha com linguagens artísticas variadas, através de seus personagens robôs conhecidos como "Robolitos", de formas bidimensionais ou tridimensionais, em murais, esculturas, instalações, roupas, ilustrações e toy art.

A inspiração para os personagens remete à infância do artista, época em que confeccionava seus próprios brinquedos com madeira, caixas de papelão, latas e embalagens vazias. A presença das cores fortes é proposital, pois ele compreende que as pessoas se relacionam com as cores desde crianças, desenvolvendo possibilidades e emoções a partir delas. “Minha inspiração vem de criança, criar personagens, robôs japoneses, como Jaspion, Changeman. Eu queria um daqueles e comecei a criar robôs de madeira para mim. Tenho até minha prórpia roupa (de robô)”, contou Robolito.

Os personagens coloridos e geométricos tendem a estimular a imaginação daqueles que os cercam, transformando, assim, o espaço público em uma grande galeria de arte.

O que vem por aí

Neste fim de semana, dias 14 e 15 de novembro, mais dois murais serão estampados no Boulevard Takao Ono. Os artistas Garu e Ignoto estarão em Atibaia para mais duas ações do 4º Ocupa Atibaia.

Garu

Fernando Garroux, conhecido como Garu, atua no grafite há 15 anos. Seu trabalho é influenciado pela fluidez das letras wildstyle e sua inspiração está nas cores e formas da natureza selvagem. As obras do artista contam com uma gama alta de cores e formatos únicos, misturando técnica e criatividade com a cultura hip hop. Garu foi um dos selecionados da “Call Parade 2014”, e suas obras podem ser vistas em diversos muros da capital paulista.


Mural da Garu

Ignoto

Cristiano Alves de Lima, o Ignoto, é morador do Jardim Romano, zona leste de São Paulo. Seu famoso personagem, “Azulão”, representa as contradições que existem em cada ser humano, e é retratado em diferentes histórias e cenários, divertindo, inspirando ou levando o espectador à reflexão. Recentemente, o artista ganhou destaque no Portal da Folha de São Paulo, pela arte que desenvolve na região onde mora há 30 anos.


Mural de Ignoto

Para acompanhar

Os trabalhos deste fim de semana terão início pela manhã e qualquer pessoa interessada pode chegar ao local para acompanhar os artistas no processo de criação das obras.

Ocupa Atibaia

O Ocupa Atibaia já está em sua quarta edição e promoverá, ainda neste ano, mais projetos de arte de rua, oferecendo sempre suporte e apoio financeiro de R$ 1.500,00 para cada trabalho selecionado.

Ofereça um Muro

Quem quiser ajudar a colorir a cidade, além de deixar seu muro com uma perspectiva artística, pode enviar um e-mail para comunicacao@incubadoradeartistas.com.br, com foto, endereço e dimensões aproximadas do espaço. O local poderá servir como tela para as próximas intervenções de grafite do Ocupa Atibaia. A associação dará prioridade a lugares com grande circulação de pessoas e boa visibilidade.

Serviço:

4º Ocupa Atibaia – Intervenção Urbana – Mural
Com Garu e Ignoto
Data: 14 e 15 de outubro
Horário: A partir das 10 horas
Local: Boulevard Takao Ono – Vila Junqueira – Atibaia - SP
Garu na internet:  www.instagram.com/fgaru/
Ignoto na internet: www.instagram.com/ignotograffiti/

Outras Informações:

Incubadora de Artistas
Endereço: Praça Claudino Alves (da Matriz), 78 – Centro – Atibaia – SP
Fone: (11) 2427-5345
E-mail: comunicacao@incubadoradeartistas.com.br
Site: www.incubadoradeartistas.com.br
Facebook: www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil

Leia mais:

Presente de fim de ano: 5º Ocupa Atibaia distribuirá R$ 15 mil em prêmios
4º Ocupa Atibaia: Último mural do ano será pintado neste fim de semana
Igualdade entre as pessoas e valorização da natureza são temas de artes promovidos pelo 4º Ocupa Atibaia
Fique de olho: Ações do 4º Ocupa Atibaia continuam neste fim de semana
Ocupa Atibaia: Praça da Matriz fica lotada em apresentação da Cia da Sorte e atrações do Sarau R(Existo)

 

Compartilhe este texto:

|

 

COMENTAR >>

Os comentários e textos assinados por colaboradores ou assessorias de imprensa não refletem, necessariamente, a opinião do portal www.atibaia.com.br. Todas as informações são de integral responsabilidade de seus autores.

 

publicidade