| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

12/09/2017


Moção de Congratulações à S.I.M.Bi.O.S.E. é aprovada pela Câmara

Por: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal da Estância de Atibaia

Na sessão da última semana, a Câmara aprovou uma Moção de Congratulações à ONG S.I.M.Bi.O.S.E – Serra Do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos, pelos serviços prestados à cidade de Atibaia, principalmente durante estas últimas semanas em virtude dos incêndios no Parque Estadual do Itapetinga, da qual faz parte o monumento natural Pedra Grande. A autoria da moção é do vereador Michel Carneiro.

A S.I.M.Bi.O.S.E. é uma Organização Não Governamental qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, fundamentada na proteção Ambiental da Serra do Itapetinga e todo o seu entorno. Seus objetivos de trabalho estão centralizados na viabilização de projetos para a melhoria das condições ecológicas da Serra do Itapetinga e na adoção de providências voltadas a uma política educacional de conservação e recuperação deste ambiente.


Incêndio atinge Parque do Itapetinga em Bom Jesus dos Perdões
(Foto: Divulgação/Oscip Simbiose)

Nos incêndios que assolaram a região do Parque nos dias 13 e 14 de agosto e desde o último domingo (3 de setembro), a ONG foi a principal responsável pelo trabalho de conter o fogo nas matas. “Esta moção tem como objetivo parabenizar estes verdadeiros heróis de nossa cidade, que apagaram todas estas queimadas praticamente sozinhos”, afirmou Michel Carneiro. Em agosto, a área atingida foi em torno de 50 hectares (equivalente a 56 campos de futebol). Neste último incêndio, detectou-se em torno de 200 hectares queimados – a maior parte pertencente ao município de Bom Jesus dos Perdões.

Michel também agradeceu o apoio das autoridades públicas, que considerou mais efetivo e organizado nesta última devastação da mata. “Parabenizo também o trabalho da Defesa Civil e a ajuda de deputados estaduais e federais que se solidarizaram com o triste acontecimento e pediram ao Governo do Estado recursos para ajudar o trabalho da S.I.M.Bi.O.S.E., incluindo o envio de um helicóptero da Polícia Militar”, disse o edil.

Entretanto, Michel, que é o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Câmara, frisou a importância da Administração Municipal dedicar-se mais à prevenção ambiental de Atibaia: “esta moção também serve como um alerta aos órgãos públicos de nossa cidade, para que trabalhemos em prol da preservação de nosso patrimônio natural, que também é cultural e turístico. A questão ambiental deve ser tratada de fato como prioridade nas demandas públicas”.

No documento da moção foram listados os nomes de todos os que ajudaram – voluntariamente, pertencentes ou não à ONG – no combate ao incêndio ocorrido nos dias 13 e 14 de agosto: Vinícius Gaburro de Zorzi; Thais Rosa; Sandra Cavalcanti; Percival Amaral Junior; Mateus Queiroz; Marcelo Eduardo Manoel e Silva; Luiz Claudio Netto Gonçalves; Laís Ferreira; Julia Lorencini Sampaio; Guilherme Felipe Martins Souza; Giselle Carrilho; Fabricio Pinheiro da Cunha; Denise Michelin Vida e Carla Mateus.

Tribuna Livre


O presidente da S.I.M.Bi.O.S.E., Vinícius Gaburro de Zorzi, utilizou a Tribuna Livre para ler uma carta escrita pela ONG aos vereadores e à população, na qual clama à população para que criem uma conscientização em relação ao patrimônio ambiental de Atibaia. “O movimento ambientalista de nosso município iniciou seus trabalhos em 1981, portanto, é algo muito recente. Devemos ter a noção de que nossa luta – sempre pelo bem coletivo – está apenas começando e não aceitar, com passividade, que não precisamos fazer mais nada em uma cidade que sempre foi considerada modelo neste quesito, pois estaremos lutando contra nós mesmos. Agradecemos a bela homenagem, mas sempre trocaremos pelo anonimato que somente a paz conquistada através de ações concretas pode surtir”, concluiu o munícipe Vinícius.

Leia mais:

Pane elétrica provoca incêndio em ônibus na Rodovia Fernão Dias
Incêndio consumiu área de 142 campos de futebol no Parque do Itapetinga em Atibaia
SMA alerta população para prevenir incêndio em unidades de conservação
Incêndio no Parque do Itapetinga é controlado em Perdões
Incêndio no Parque do Itapetinga atinge área de mais de 150 hectares

 

Compartilhe este texto:

|

 

COMENTAR >>

Os comentários e textos assinados por colaboradores ou assessorias de imprensa não refletem, necessariamente, a opinião do portal www.atibaia.com.br. Todas as informações são de integral responsabilidade de seus autores.

 

publicidade