| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

12/09/2017


Moção de Congratulações à S.I.M.Bi.O.S.E. é aprovada pela Câmara

Por: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal da Estância de Atibaia

Na sessão da última semana, a Câmara aprovou uma Moção de Congratulações à ONG S.I.M.Bi.O.S.E – Serra Do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos, pelos serviços prestados à cidade de Atibaia, principalmente durante estas últimas semanas em virtude dos incêndios no Parque Estadual do Itapetinga, da qual faz parte o monumento natural Pedra Grande. A autoria da moção é do vereador Michel Carneiro.

A S.I.M.Bi.O.S.E. é uma Organização Não Governamental qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, fundamentada na proteção Ambiental da Serra do Itapetinga e todo o seu entorno. Seus objetivos de trabalho estão centralizados na viabilização de projetos para a melhoria das condições ecológicas da Serra do Itapetinga e na adoção de providências voltadas a uma política educacional de conservação e recuperação deste ambiente.


Incêndio atinge Parque do Itapetinga em Bom Jesus dos Perdões
(Foto: Divulgação/Oscip Simbiose)

Nos incêndios que assolaram a região do Parque nos dias 13 e 14 de agosto e desde o último domingo (3 de setembro), a ONG foi a principal responsável pelo trabalho de conter o fogo nas matas. “Esta moção tem como objetivo parabenizar estes verdadeiros heróis de nossa cidade, que apagaram todas estas queimadas praticamente sozinhos”, afirmou Michel Carneiro. Em agosto, a área atingida foi em torno de 50 hectares (equivalente a 56 campos de futebol). Neste último incêndio, detectou-se em torno de 200 hectares queimados – a maior parte pertencente ao município de Bom Jesus dos Perdões.

Michel também agradeceu o apoio das autoridades públicas, que considerou mais efetivo e organizado nesta última devastação da mata. “Parabenizo também o trabalho da Defesa Civil e a ajuda de deputados estaduais e federais que se solidarizaram com o triste acontecimento e pediram ao Governo do Estado recursos para ajudar o trabalho da S.I.M.Bi.O.S.E., incluindo o envio de um helicóptero da Polícia Militar”, disse o edil.

Entretanto, Michel, que é o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Câmara, frisou a importância da Administração Municipal dedicar-se mais à prevenção ambiental de Atibaia: “esta moção também serve como um alerta aos órgãos públicos de nossa cidade, para que trabalhemos em prol da preservação de nosso patrimônio natural, que também é cultural e turístico. A questão ambiental deve ser tratada de fato como prioridade nas demandas públicas”.

No documento da moção foram listados os nomes de todos os que ajudaram – voluntariamente, pertencentes ou não à ONG – no combate ao incêndio ocorrido nos dias 13 e 14 de agosto: Vinícius Gaburro de Zorzi; Thais Rosa; Sandra Cavalcanti; Percival Amaral Junior; Mateus Queiroz; Marcelo Eduardo Manoel e Silva; Luiz Claudio Netto Gonçalves; Laís Ferreira; Julia Lorencini Sampaio; Guilherme Felipe Martins Souza; Giselle Carrilho; Fabricio Pinheiro da Cunha; Denise Michelin Vida e Carla Mateus.

Tribuna Livre


O presidente da S.I.M.Bi.O.S.E., Vinícius Gaburro de Zorzi, utilizou a Tribuna Livre para ler uma carta escrita pela ONG aos vereadores e à população, na qual clama à população para que criem uma conscientização em relação ao patrimônio ambiental de Atibaia. “O movimento ambientalista de nosso município iniciou seus trabalhos em 1981, portanto, é algo muito recente. Devemos ter a noção de que nossa luta – sempre pelo bem coletivo – está apenas começando e não aceitar, com passividade, que não precisamos fazer mais nada em uma cidade que sempre foi considerada modelo neste quesito, pois estaremos lutando contra nós mesmos. Agradecemos a bela homenagem, mas sempre trocaremos pelo anonimato que somente a paz conquistada através de ações concretas pode surtir”, concluiu o munícipe Vinícius.

Leia mais:

SMA alerta população para prevenir incêndio em unidades de conservação
Incêndio no Parque do Itapetinga é controlado em Perdões
Incêndio no Parque do Itapetinga atinge área de mais de 150 hectares
Incêndio atinge área equivalente a 70 campos de futebol do Parque do Itapetinga em Perdões
Morador esquece panela no fogo e incêndio destrói casa em Bragança Paulista

 

Compartilhe este texto:

|

 

COMENTAR >>

Os comentários e textos assinados por colaboradores ou assessorias de imprensa não refletem, necessariamente, a opinião do portal www.atibaia.com.br. Todas as informações são de integral responsabilidade de seus autores.

 

publicidade

publicidade

Busca de notícias:

 

NOVO!
CLASSIFICADOS!

Classificados gratuitos do portal
Atibaia.com.br!

 

 

Banco de Empregos
Total de vagas: 356

 

publicidade

últimas notícias

:: Atendimento espiritual na Casa do Caminho será realizado dia 4 de outubro
22/09/2017

:: Casa de David faz reflexão sobre o Dia Nacional de luta da Pessoa com Deficiência
22/09/2017

:: Tribunal de Contas/SP abre concurso para 133 vagas de nível superior
22/09/2017

:: Sábado (23) tem a 18ª edição dos Jogos da Primavera da Terceira Idade
22/09/2017

:: Audiência Pública sobre metas fiscais será realizada na quarta-feira (27)
22/09/2017


Vereador pede informações sobre pavimentação em via do bairro Chácaras Fernão Dias
visitas
Audiência Pública sobre orçamento para 2018 será realizada na próxima quarta-feira (20)
visitas
IPÊ realiza ações de Educação Ambiental na Festa de Flores e Morango de Atibaia
visitas
Piloto de Atibaia participa da 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross
visitas
Confira a previsão do tempo para o fim de semana em Atibaia
visitas

publicidade