| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

16/03/2017


Mulheres foram homenageadas em sessÆo solene da Cƒmara de Atibaia

Por: Assessoria de Imprensa Cƒmara Municipal da Estƒncia de Atibaia

Amigos, familiares, colegas de trabalho, funcionários e apoiadores lotaram o plenário da Câmara, na noite de 10 de março, para a sessão solene em homenagem a 10 mulheres. A iniciativa está prevista em decreto legislativo de 2008, de autoria da ex-vereadora Profª Gina. Dos 11 vereadores, apenas não compareceu Reginaldo da Costa Ramos (Reginaldo da Van), devido a problemas de saúde.


Mulheres foram homenageadas na Câmara de Atibaia no último dia 10 (Foto: Divulgação)

Homenageadas:

MASAKO JISAKA

Nascida em 1936 em Kasamatsu, província de Gifu, no Japão, Masako é filha de Tanzo Ito e Kimiko Ito. Conheceu o marido Mitsuo Jisaka quando ele se formou em agronomia e veio para o Brasil, trabalhar na Cooperativa Agrícola Cotia. Masako enfrentou a resistência da família e amigos à ideia de se aventurar nesse novo país e, para selar o casamento, chegou no porto de Santos em 1960.

Depois que o contrato com a Cotia se encerrou, houve uma nova oportunidade. A cooperativa comprou uma área no bairro do Tanque, em Atibaia, onde instalou 36 famílias japonesas. Entre elas, estavam Masako e o marido.

Em 1962, nasceu o filho Mário e, em 1963, a filha Rosa, que infelizmente faleceu em acidente no mar. Em 1965, com a senhora Hibino, foi escolhida para representar o grupo da Cotia Seinen em encontro com a imperatriz japonesa sra. Mitiko. O evento “Noivas da América do Sul” reuniu cerca de 500 jovens pretendentes.

Em 1969, nasceu a filha Elisa. Em agosto de 2005, faleceu o esposo Mitsuo, homenageado com medalha do imperador japonês pelos serviços prestados à comunidade nipônica. Dona Masako foi, por duas vezes, presidente do Grupo de Senhoras da Região de Atibaia e presidente do Departamento de Senhoras da Cooperativa Cotia. Em fevereiro deste ano, completou 81 anos, com muita saúde, ao lado da família.

MARIA DE LOURDES MENDES

Ela foi a homenageada do vereador Ademilson Militão. Nascida aos 8 dias do mês de fevereiro de 1949, na cidade mineira de Itagitiba, Maria de Lourdes Mendes mudou-se para o Paraná, se tornou professora, e lá mesmo conheceu seu esposo, o senhor José Maria Mendes, já falecido, com quem teve 4 filhos. Casou-se na cidade de Terra Roxa do Oeste.

Em 20 de janeiro de 1975, mudou-se para Atibaia, a convite do senhor Tsuji, e foi direto para o Bairro Ribeirão dos Porcos, onde mora até hoje. Seu trabalho social começou na igreja do bairro. Logo, Maria de Lourdes era vista como uma assistente social. As pessoas a procuravam para pedir ajuda de como realizar aposentadoria, como marcar consulta com médico público, como registrar nascimento e falecimento, entre outras coisas.

Com a sua mãe, organizou a crisma, catequese de muitas crianças do bairro. Foi catequista do Vereador Ademílson Militão, que vivia pelo bairro. Quando Gilberto Sant" Anna foi eleito prefeito, Dona Maria foi atrás do poder público para trazer uma pré-escola para o bairro. Também participou da implantação do PROMEIB - Programa Municipal de Educação Infantil nos Bairros.

Maria de Lourdes apoiou doentes, trabalhou no projeto que levava alfabetização para os adultos no bairro, foi acompanhante de idosos e doméstica, conseguiu um campo de futebol, ajudou na fundação do centro comunitário do bairro. Hoje, em pleno gozo de seus 68 anos, ainda tem energia suficiente para ajudar a todos que precisem e lutar em prol dos objetivos do bairro.

IVANES DOS SANTOS CORREA

Foi a homenageada do vereador Michel Ramiro. Pastora Ivanes, como é conhecida na comunidade onde atua. Tem 48 anos e desenvolve um trabalho importante na orientação de pessoas na região de Caetetuba. É intensa e constante sua participação à frente da denominação regiliosa Igreja Pentecostal dos Últimos Dias.

Desenvolve trabalho de acolhimento e ajuda ao próximo há nove anos. É também mãe dedicada de nove filhos. Vê na força da família e da fé a transformação para melhorar o mundo. Garra, persistência e liderança comunitária caracterizam seu trabalho de assistência aos moradores de rua, com arrecadação de roupas e alimentos.

SIRLEI RAIMUNDO FERREIRA

A homenageada do vereador Daniel Martini nasceu em São José do Rio Preto (SP). Casou-se com Joaquim Ferreira, com quem teve três filhos, dois netos e duas netas. Trabalhou no comércio de materiais elétricos por muitos anos, foi comerciante em padaria e hoje está aposentada. Dedica-se à vida religiosa, em igreja da qual faz parte há 37 anos, auxilia as lideranças nas reuniões e reserva carinho e zelo aos familiares e amigos.

Aproximadamente há três anos, luta diariamente contra a Doença de Parkinson, com a ajuda de profissionais capacitados e o apoio do esposo e dos amigos. Dona Sirlei colhe resultados surpreendentes que a inspiram a dizer: “Seja qual for a sua dificuldade, não desista e nem desanime, pois existe um Deus que o segura pelas mãos. Junto aos familiares e amigos, podemos vencer”.

MARIA CLAUDETE PEREIRA MENDES

Maria Claudete Pereira Mendes, mineira de Santa Rita do Sapucaí, é casada com o ex-vereador Oswaldo Mendes Sobrinho e mãe de sete filhos, entre os quais está o atual vereador Julio Mendes, e avó de três netos. Claudete começou a trabalhar com os pais na lavoura aos 10 anos e teve de abandonar os estudos antes de concluir o ensino fundamental. Antes de se mudar com os pais para Atibaia, morou em diversas cidades do interior. Casou-se aos 18 anos com Oswaldinho.

Mora no bairro da Usina há 40 anos. Mãe dedicada, trabalhadora, esposa empenhada, aprendeu a enfrentar desafios e ajudou os filhos a se formarem – um deles se tornou advogado, uma filha é dentista e outra, médica veterinária.

MARIA AMELIA SAKAMITI RODA

Homenageada pelo vereador Marcos Pinto Oliveira (Marcão do Itapetinga), Maria Amelia Sakamiti Roda é casada com Reinaldo Alonso Roda há 28 anos e tem um filho, Bruno. Nascida em Presidente Prudente, ela moraem Atibaia há 22 anos.

Enfermeira formada pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Presidente Prudente, fez pós-graduação em auditoria de serviços de saúde e em saúde pública.

Funcionária pública efetiva da Secretaria de Estado da Saúde há 30 anos, foi Articuladora da Atenção Básica para a Região de Saúde de Bragança do DRS Campinas de 2009 a abril de 2013. Dirigiu a Secretaria Municipal de Saúde de maio de 2013 a maio de 2016 e, neste ano, voltou ao cargo.

MAISA CAVALCANTI LACERDA

Maisa foi escolhida pelo vereador Ubiratan Fernandes de Oliveira. Nascida em 1971 em São Paulo, reside em Atibaia desde 2001. Foi casada e é mãe de dois filhos, um de 14 e outro de 12.

Desde muito nova, é empenhada no trabalho e se identificou com o serviço aos autistas. Hoje, é orientadora na Casa de Davi, unidade de Atibaia. Diariamente, em contato direto com portadores de autismo, acompanha aspectos como higiene pessoal, vestuário e alimentação, além do relacionamento pessoal/social, visando sempre a inclusão e o convívio, o bem-estar e a qualidade de vida.

Segundo a homenageada, o respeito e o amor a mantêm na função que já exerce há dois anos, com extrema dedicação e alegria.

REGIANE GLASHAN

A homenageada de Sebastião Batista Machado (Tiãozinho da Farmácia) tem experiência como enfermeira de programas de reabilitação e aleitamento materno no Hospital Novo. É membro ativo da ong Consciência Solidária, em que desenvolveu o programa Amigos do Peito. Além disso, Regiane é professora aposentada da Unifesp, onde atuou na graduação e pós-graduação. Hoje, é terapeuta em consultório, trabalhando a família e o casal, com ênfase na relação mãe-bebê.

Ela se formou na Escola Paulista de Medicina (Unifesp). Habilitou-se em Saúde Pública pela mesma instituição e, em Homeopatia, pela Universidade Federal de Viçosa. Fez cursos de aprimoramento na área de Psicologia e reabilitação e se dedicou à formação em Terapia Familiar, Psicodrama e Terapia Cognitiva Comportamental.

Regiane ampliou seu conhecimento acadêmico com cursos de pós-graduação. Publicou artigos em publicações científicas e não científicas, em mídias impressas e digitais. Também atuou em consultoria e participou de programas de TV. É proprietária do site/blog www.terapeutadebebes.com.br, voltado à família e à infância.

CECÍLIA DE SIQUEIRA CAMPOS HERNANDES

A homenageada foi escolhida pela vereadora Roberta Barsotti. Nascida em 1963, seu primeiro contato com o Yoga se deu aos 6 anos de idade, ao observar a avó que era praticante. Ela imitava as posturas e assimilava os ensinamentos. Há 15 anos trabalha com crianças e adolescentes de diversas comunidades carentes, atuando no desenvolvimento psicossocial, como contadora de histórias e aplicação de atividades lúdicas que despertam a autoestima e valores positivos.

De 2001 a 2004, Cecília trabalhou em comunidade carente de Pedra Branca, na zona oeste de São Paulo. Fez usa formação e especialização em Yoga Clássico pela FMU em 2007. Foi professora de adultos e, em 2007 e 2008, trabalhou com crianças especiais.

Em 2009, participou do primeiro curso de formação de professores de Yoga para crianças. No mesmo ano, começou a dar aulas para crianças, adolescentes e adultos e depois coordenou as atividades do Espaço Crescer, de Atibaia, ong formada por sua mãe Sueli Ferrari em 1998 e que hoje atende 970 usuários em todo o município. Atualmente, além de continuar no Espaço Crescer, coordenando mais de 20 atividades, cursa o último ano de Pedagogia na Unip. É casada há 33 anos, tem dois filhos e uma neta.

IRENE APARECIDA CARDOSO

Homenageada pelo vereador presidente Prof. Fabiano, Dona Irene, como é chamada pelos amigos, tem 60 anos de idade, nasceu e foi criada em Atibaia. Tem dois netos de sangue Julia e Rafael e muitos netos de coração. Aos onze anos, começou a trabalhar na roça para ajudar no sustento da família.

Logo na adolescência, descobriu o dom de ajudar as pessoas, auxiliando na criação quatro crianças que eram filhos de vizinhos no sítio onde morava. Aos 29 anos, casou-se e logo após o nascimento do filho foi abandonada pelo marido, então, Dona Irene passou a trabalhar no Lar Brogotá para manter a casa e sustentar seu filho Davi. No Lar, tinha imenso carinho pelas crianças todos a adoravam, chamando-a de mamãe. Ela adorava ensinar as crianças a cultivar o próprio alimento na horta da instituição.

Também ajudou a salvar a vida da menina Vitória, que necessitava de alimento especial; por longos anos buscava recursos para a compra do alimento, quando não conseguia, completava do próprio bolso. Em meados de 2.015, sofreu um acidente, não podendo mais trabalhar, passou a vender panos de pratos para sobreviver. Mesmo não tendo mais renda fixa, nunca deixou de ajudar o próximo, muitas vezes dividindo seus próprios mantimentos com quem passa necessidades.

FABIANA APARECIDA DE MELLO RAMOS

A escolhida por Reginaldo da Van foi sua esposa. Ele a descreveu como companheira, dedicada. Estão casados há 17 anos. “É uma pessoa que não mede esforços para manter o alicerce e a unidade familiar. É mãe atenciosa e carinhosa”, destacou o vereador.

Sempre fiel aos bons propósitos e costumes, espontânea e de iniciativa, Fabiana irradia amor e alegria por onde passa. “Esta é uma pequena e singela homenagem que prestamos neste dia tão importante. Ressaltamos o valor que tem a presença feminina em nossas vidas”. Reginaldo registrou também uma mensagem: “Nós te amamos – Reginaldo, Murilo, Giovana e João Vitor. Um imenso beijo no seu coração. Muito obrigado por existir em nossas vidas”.

Leia mais:

éltimos dias para ver duas exposi‡äes na Cƒmara em Atibaia
SessÆo da Cƒmara da £ltima segunda-feira (6) teve dois pedidos de vistas
Cƒmara abre a exposi‡Æo "Maternidade", do Clube Atibaiense de Fotografia
Esgoto lan‡ado no lago do Jardim Paulista ‚ tema de requerimento na Cƒmara de Atibaia
Cƒmara abre a exposi‡Æo "Cotidiano: retrato e paisagem"

 

Compartilhe este texto:

|

 

COMENTAR >>

Os comentários e textos assinados por colaboradores ou assessorias de imprensa não refletem, necessariamente, a opinião do portal www.atibaia.com.br. Todas as informações são de integral responsabilidade de seus autores.

 

publicidade

publicidade

Busca de notícias:

 

NOVO!
CLASSIFICADOS!

Classificados gratuitos do portal
Atibaia.com.br!

 

 

Banco de Empregos
Total de vagas: 370

 

publicidade

últimas notícias

:: Extreme Racing adia provas de motocross na Pista do Alemão
18/08/2017

:: Sem serviço de faxina, alunos e professores fazem limpeza em escola de Perdões
18/08/2017

:: Vôlei: Atibaia enfrenta Corinthians na divisão especial do Campeonato Paulista
18/08/2017

:: Projeto Encontro Cidadão acontece na próxima quarta-feira, com a Deputada Leci Brandão
18/08/2017

:: Bandidos roubam carro e arrastam empresário na Fernão Dias
18/08/2017


Vereador apresenta Moção de Congratulações pelos 120 anos do Clube Recreativo Atibaiano
visitas
Vereador cobra providências para mau cheiro das Estações de Tratamento de Esgoto
visitas
Portal do Detran disponibiliza consulta de pontos da CNH
visitas
Programação na Casa Viva Piracaia está de volta
visitas
Espetáculo solidário de circo promove arrecadação de alimentos nesta quarta-feira (16)
visitas

publicidade