| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

20/04/2017


Cidade das Flores e Morangos se prepara para grande festa

Por: G1.globo.com

A cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, é famosa pela produção de flores e morangos. Uma em cada quatro flores produzidas no Brasil vem de Atibaia. E os morangos cultivados na cidade são reconhecidos pela qualidade garantida desde o plantio.


Festa das Flores e Morangos mostram a quantidade e qualidade de produtos de Atibaia e região.
(Foto: Divulgação)

A grande Festa das Flores e Morangos, promovida pela Associação Hortolândia de Atibaia, chega a sua 37ª edição em setembro, mas a cidade vive já a expectativa para evento que atrai cerca de 100 mil visitantes todos os anos.

“A festa evidencia a identidade de Atibaia. É o principal atrativo do município trazendo grande número de visitantes dos diversos estados e outros países da América Latina. Ela movimenta toda a rede hoteleira, os bares, restaurantes e os demais atrativos turísticos da cidade”, ressalta o secretário de Turismo de Atibaia, Bruno Perrotta Leal.

Para o presidente da Associação Comercial de Atibaia, Wagner Silva, uma das importantes contribuições da Festa é a qualificação da mão de obra. “Além dos dois mil colaboradores, todos aqueles que trabalham indiretamente na festa se especializam e são absorvidos no comércio e nas empresas”, diz.

Localização privilegiada

Em uma região de serras e águas, Atibaia fica a apenas cerca de 60 quilômetros de São Paulo, Campinas e Guarulhos e a 90 quilômetros de São José dos Campos, com acesso direto pelas rodovias Fernão Dias e Dom Pedro I e está a menos de 100 quilômetros das rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera.

A cidade oferece 36 opções de hospedagem entre hotéis, pousadas e SPAs, de todas as categorias e estilos.

Qualidade dos morangos de Atibaia

Os vistosos morangos, ingrediente principal das delícias gastronômicas desta festa, começaram a ser plantados pelas mãos dos mais de 200 produtores em Atibaia e região. “Nossa perspectiva é boa porque preparamos o solo, fizemos o plantio no tempo certo e o clima nos ajudou. Só para a festa, nossa fazenda deve entregar quase de 7 mil caixas”, conta o produtor rural Osvaldo Maziero.


Produtor rural Osvaldo Maziero no plantio das mudas de morango. (Foto: Divulgação)

Desde o plantio até a colheita, são utilizados menos agroquímicos, o que estimula o equilíbrio do ecossistema e mantém a segurança e qualidade dos produtos. Atibaia é a cidade onde a chamada Produção Integrada de Morango (PIMo) foi concebida e pela primeira vez implantada. Esse é um projeto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pioneiro no país, que oferece frutas mais saudáveis.

Os produtores rurais de Atibaia são responsáveis pela produção de cerca de um milhão de pés, o que faz do morango o segundo produto mais importante na agricultura local, ficando atrás apenas da produção de flores.

Beleza das Flores

O Pavilhão de Exposição do Parque Edmundo Zanoni é um dos grandes atrativos da Festa. Com 1.500m², o espaço é decorado mais de 1 milhão de flores, das mais diferentes espécies e cores cultivadas na cidade.


Uma em cada quatro flores produzidas no Brasil vem de Atibaia. (Foto: Divulgação)

“Além da cultura japonesa, a exposição e a festa mostram a quantidade e qualidade de produtos daqui, estimulando o consumo. Só a Matsuda Flores produz mais de 1,2 milhões de mudas por ano, e nossas flores são distribuídas para o Brasil inteiro, inclusive países vizinhos como Paraguaia e Argentina”, conta produtor Rodrigo Matsuda.

Serviço

37º Festa de Flores e Morangos de Atibaia
Data: 01 a 24  setembro de 2017 – inclusive dia 07 de setembro
Horários: das 09h até 18h
Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni, Av. Horácio Neto, 1030
Cidade: Atibaia, SP
Telefone – 0800-555-979
Site:
www.floresemorangos.com.br
 

Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/especial-publicitario/festa-das-flores-e-morangos/noticia/2017/04/cidade-das-flores-e-morangos-se-prepara-para-grande-festa-no-interior-de-sp.html

Leia mais:

Foi um sucesso a campanha de arrecadação de alimentos da Festa de Flores e Morangos de Atibaia
Venha aproveitar os últimos dias da 37ª edição da Festa de Flores e Morangos de Atibaia
Alunos de Atibaia participaram do XII Concurso de Desenho Infantil da Festa de Flores e Morangos
Entrada da Festa de Flores e Morangos para moradores de Atibaia no dia 15 de setembro será 1kg de alimento
Começou a Festa de Flores e Morangos de Atibaia de 2017

 

Compartilhe este texto:

|

 

COMENTAR >>

Os comentários e textos assinados por colaboradores ou assessorias de imprensa não refletem, necessariamente, a opinião do portal www.atibaia.com.br. Todas as informações são de integral responsabilidade de seus autores.

 

publicidade